quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Pedofilia ou amor?

Chega hoje às salas de Cinema o filme Una - Negra Sedução, inspirado na peça de teatro Blackbird de David Harrower. É um filme de Benedict Andrews que promete chocar.


Una - Negra Sedução conta a história de uma rapariga de treze anos que tinha relações sexuais com o seu vizinho, Ray. Anos mais tarde, quando ela já é adulta, decide confrontá-lo. Encontra uma fotografia do homem num jornal e descobre onde ele trabalha. Vai até ao local e pergunta-lhe o porquê de ele a ter abandonado e se ele realmente a amava ou se ela tinha sido apenas uma das crianças com quem ele tinha estado. Acontece que agora Ray é tratado por Peter e é um homem casado que tentou esquecer tudo o que tinha tido com esta rapariga. Mas depressa percebemos que os sentimentos que ele nutria por ela não tinham realmente desaparecido.
O filme começa com uma cena bastante psicadélica (que sinceramente até me custou um pouco ver) em que Una está numa discoteca. Percebemos desde logo que ela é uma pessoa que ficou traumatizada com o que viveu e que por isso perdeu a vontade de viver. Parece que apenas Ray é a sua motivação. 
Quando esta vai ter com ele, podemos pensar que tem apenas a intenção de mostrar o mal que ele lhe causou. Porém, mostra rapidamente que ainda está apaixonada por este homem. 
É uma obra bastante chocante que fala de temas como a pedofilia e o possível amor entre uma criança e um adulto. Chega mesmo a ter momentos de diálogos repugnantes, mas somos capazes de simpatizar com as personagens e podemos mesmo acreditar que realmente tudo o que se passou entre eles era amor.
Enquanto filme, achei apenas razoável. Acredito que seja bastante melhor representado em Teatro, visto que até foi inspirado numa peça. Preciso, no entanto, de destacar a excelente performance da atriz Rooney Mara. Está impecável e é capaz de transmitir toda a raiva, amor, desespero e tristeza de Una. 
Também nomes como Ben Mendelsohn, Riz Ahmed (do filme Star Wars - Rogue One) e Tobias Menzies (da série Outlander) fazem parte do fantástico elenco deste filme.
Una - Negra Sedução chega hoje às salas de Cinema.

15 comentários:

  1. Paraeace mega interessante! Fiquei curiosa!
    Adorei o blog, estou a seguir! Gostava muito que me seguisses também ;) beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Vou dar uma espreitadela no teu blogue. :)

      Eliminar
  2. Parece ser uma história e tanto. É sempre um tema muito complexo. Fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei mesmo interessada, mal posso esperar para que o filme chegue à internet :o Sim, porque eu não vou ao cinema porque o meu namorado nunca iria querer ver um filme assim, ele só gosta de acção :|

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não me parece que vá demorar muito tempo a chegar à Internet. ;)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Muito obrigada, Walter! Eu também já sigo! :)

      Eliminar
  5. É um tema complexo! Fiquei com bastante curiosidade em relação ao filme, até porque é daquelas histórias que me prendem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história prende mesmo muito e por isso é que se torna tão chocante!

      Eliminar
  6. Não conhecia o filme, ota-se que tem uma história pesada. Gosto de ver esse tipo de filmes, fiquei curiosa ^^ Obrigada pela partilha :)

    Beijinhos, Mó :D
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A história é mesmo muito pesada e chocante. Espero que gostes e obrigada pela visita! :)

      Eliminar
  7. R: Obrigada minha querida. É óptimo sentirmo-nos valorizados :)

    ResponderEliminar
  8. Não conheço o filme, mas quero muito ver.
    Embora a temática seja pesada, parece-me um argumento muito interessante.

    A Marta

    ResponderEliminar
  9. Damn! Qualquer artigo teu que leia dá-me vontade de ver, saber mais... Até mesmo com este, que só de pensar até prefiro nem ver! Sentimentos contraditórios xD Mas até é bom ver que certos tabus já chegam à luz do dia, quer sejam mais positivos ou negativos.

    ResponderEliminar

Todos os comentários, opiniões e sugestões são bem vindos e ajudam-me a melhorar o que por aqui escrevo. Se forem novos seguidores do blogue, peço que me informem! Muito obrigada!