sábado, 9 de setembro de 2017

Cosplay - tornar a fantasia em realidade

Este fim de semana está a realizar-se o evento Spring It Con no Instituto Superior Técnico de Lisboa. Este é um evento de anime, jogos e de cosplay, que é aquilo de que vos vou falar hoje. Infelizmente este ano não vou ao Spring It, mas decidi aproveitar a oportunidade para vos falar sobre este tema.
Provavelmente já vos aconteceu verem alguém "mascarado", digamos assim, a uma altura do ano muito longe do Carnaval e provavelmente ficaram a pensar algo do género: "O que se está a passar aqui?".


Isto que para vocês, se não estiverem já a par do tema, pode ser uma pessoa mascarada, chama-se Cosplay: significa "costume play" e consiste, basicamente, em transformar-se numa personagem (que pode ser de anime, bandas desenhadas, jogos, qualquer coisa!). As roupas, os acessórios, a maquilhagem e a representação (assumir o papel da personagem) podem ser consideradas as bases desta arte, que começou no Japão e agora é vista em todo o mundo.
Normalmente, são os próprios cosplayers que fazem os fatos e os acessórios, feitos com tecido, eva ou worbla. É preciso ser-se uma pessoa realmente criativa e nada é fácil. Muitas vezes fazer um cosplay pode levar meses até estar tudo concluído!
Há umas semanas atrás, realizou-se a Comic Con de San Diego e foram publicadas milhares de fotografias incríveis de cosplayers. Na América é algo normal, pois existem várias cons por ano. Em Portugal, e falo por experiência própria, os cosplayers, por vezes, ainda são olhados de lado: algumas pessoas acham ridículo e dizem que é uma coisa só para crianças, outras acham apenas engraçado e existem também aqueles que realmente apreciam e elogiam.
Já existem vários eventos no nosso país que se dedicam ao cosplay, entre outras vertentes, como é o caso do Iberanime (em Lisboa e no Porto) e da Comic Con (no Porto). Também foi criada uma Associação de Cosplay que está sempre presente nos eventos para dar sugestões e apoio.
Para além de ser um hobbie, o cosplay também pode tornar-se numa fonte de rendimento. Se formos realmente bons no que fazemos, podemos participar em concursos nacionais e internacionais e ver o nosso trabalho a ser divulgado. 
Posso concluir que fazer cosplay só pode ser algo positivo: em primeiro lugar, é divertido para quem está a representar a personagem; em segundo lugar, podemos ser alguém completamente diferente por um dia; e em terceiro lugar, não existe nada melhor do que ter alguém a reconhecer o nosso trabalho e a elogiar tudo o que foi feito antes de o cosplay estar completo. 

26 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade em ir a um festival desses. mas ainda não tive oportunidade !
    Chu,chu,
    Sara Meireles

    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu encontrei as jardineiras por acaso, nem estava à espera ahah

    Sempre tive curiosidade em ir a esses eventos, a minha irmã adora!

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei fazer cosplay mas gosto de ver! Fui uma vez à fil a um evento de jogos e havia por lá pessoas vestidas a rigor. Gostei de ver :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca estive presente num evento destes, mas deve ser mesmo fascinante acompanhar :)

    r: Eu também, e ainda hoje não resisto :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bolo de caneca também costumo fazer e é uma delícia!
      Se experimentares, depois diz-me o que achaste :)

      Eliminar
  5. Gostava de um dia ir a um evento desses, deve ser bem diferente e divertido! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida! Tenta ir um dia, podes gostar da experiência! :)

      Eliminar
  6. Adoro e nunca fui a nenhum desses eventos! 😱 Já estive para ir umas 2 vezes e nunca se deu a coisa... 😢 Tenho uma amiga que faz fatos lindos de morrer, de personagens que adoro, e só desejava conseguir fazer o mesmo! Dá mesmo imenso trabalho, mas o resultado compensa. *suspiro* Maybe one day...

    A Rapariga Eclética | Facebook

    ResponderEliminar
  7. Adorava participar nestes eventos, mas nunca tive a oportunidade.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    NOVIDADES NO MEU CLOSET | PULL & BEAR

    ResponderEliminar
  8. Oi Joana, já fui com o meu filho ao Iberanime e à Festa do Japão em Lisboa são eventos espetaculares.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou todos os anos a esses dois! Talvez um dia nos encontremos por lá! :)

      Eliminar
  9. Deve ser mesmo divertido, adorava participar num evento desses :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  10. r: Não vejo a novela, mas apanhei a música assim de fugida quando passava de um canal para outro e ficou-me logo na cabeça. Está tão bonita :)

    ResponderEliminar
  11. Já fui a vários eventos de anime e é sempre giiiro!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  12. tenho muita curiosidade neste evento
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que ideia gira, não fazia ideia que iam fazer em Lisboa!Blog | Instagram | Twitter | Tumblr | Pinterest

    ResponderEliminar

Todos os comentários, opiniões e sugestões são bem vindos e ajudam-me a melhorar o que por aqui escrevo. Se forem novos seguidores do blogue, peço que me informem! Muito obrigada!