sábado, 30 de setembro de 2017

"Vitória & Abdul" em análise

Vitória & Abdul é um filme de Stephen Frears que conta com a fantástica Judi Dench no papel principal.


Inspirado em factos verídicos, conta a história da amizade improvável entre a Rainha Vitória e um jovem indiano, Abdul Karim. Abdul foi escolhido para participar no Jubileu da Rainha em Inglaterra. Depois de uma longa viagem, acaba por agradar a Vitória que decide que ele deve ficar a viver em Inglaterra e torna-lo no seu munshi - o seu professor. Tornam-se bastante amigos e o rapaz ensina tudo o que sabe sobre o seu país à Rainha, que, mesmo sendo a Imperatriz da Índia, nunca lá esteve.
No entanto, o facto de Karim ser indiano e também muçulmano faz com que o resto da família real não goste dele e deseje acabar com esta amizade.
Quando fui ver este filme admito que não ia com grandes expectativas mas surpreendeu-me bastante. Como seria de esperar, a performance de Judi Dench no papel de Rainha Vitória está magnífica. É uma atriz que eu adoro e acho que ficou bastante bem a representar esta personagem.
A primeira vez que a Rainha aparece no filme está bastante ensonada e parece não ter muito interesse no que se está a passar à sua volta. Não conseguimos desenvolver logo uma opinião sobre ela, mas assim que o seu olhar se cruza com o de Abdul percebemos logo que vai surgir ali uma bela amizade. Por outro lado, a Rainha é uma pessoa com imensas responsabilidades, como percebemos em vários desabafos que ela vai fazendo ao longo do filme. É uma mulher cansada, que nunca conseguiu realmente aproveitar a sua vida. 
Abdul, interpretado por Ali Fazal, também merece um grande destaque. Felizmente este filme nunca esquece os seus protagonista. A história é sobre a amizade entre Abdul e Vitória, mas, para além disso, também conseguimos conhecê-los individualmente. O jovem indiano é um rapaz pobre, que vê o seu sonho de conhecer a Rainha de Inglaterra a tornar-se realidade. 
O contraste entre as culturas de ambos traz algumas partes cómicas ao filme. Abdul não está habituado a nada do que vê no Palácio Real e as suas reações ao que vai acontecendo são bastante engraçadas. 
Num filme como este, os cenários e o guarda-roupa merecem uma atenção especial, visto que são eles que ajudam a lembrar que o que se pretende é recriar uma determinada época. Foi tudo pensado ao pormenor. As roupas estão incríveis e somos imediatamente levados para o Séc. XIX.
No final, percebemos que o filme não é apenas sobre a amizade destes dois. Acaba por também mostrar o racismo, o preconceito e a intolerância com outras religiões que existia. Abdul nunca é aceite em Inglaterra. Apenas Vitória gosta realmente dele e aprecia toda a sua cultura: para ela não importa que ele seja indiano e muçulmano.
Apesar de não ter sido muito divulgado, Vitória & Abdul é um filme que nos agarra logo desde o primeiro minuto. A história é encantadora e as performances estão excelentes. Tenho a certeza que muitos de vocês vão gostar!
Life is like a carpet; we weave in and out to make a pattern.

7/10 ⭐ 

23 comentários:

  1. Parece-me excelente e é o género de filmes que gosto de ver. Será para assistir em breve, certamente ;)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa, vou acrescentar à lista. Obrigada por mais uma sugestão :p

    ResponderEliminar
  3. Vou juntar à minha lista de filmes para ver :P

    https://filipa-goncalves.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Acho que deve ser um filme muito bonito e que mais tarde ou mais cedo pretendo ver. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bonito, Inês! E bastante alegre!

      Eliminar
  5. Fiquei mesmo curiosa ! Uma mistura entre culturas e graus diferentes <3 Na lista !!
    Chu,chu
    Sara Meireles

    https://blogsarameireles.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. O título deixou-me logo com vontade de ver o filme e a tua opinião aguçou ainda mais essa vontade! Obrigada pela partilha :)

    r: Ainda não o tenho, mas adorava ter uma parede reservada para isso.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Adoro filmes com indianos por isso tenho mesmo que ver ehheeh

    ResponderEliminar
  8. Fiquei muito curiosa em relação ao filme! Tenho que o procurar :)

    ResponderEliminar
  9. Parece bem interessante.
    Obrigado pela partilha
    Bom domingo
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  10. Quero muito ver esse filme, já tinha visto o trailer e gostei muito.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ainda não viiii! 😱 Ando mesmo curiosa com isto desde que falámos numa aula de Inglês da América sobre isto!

    ResponderEliminar

Todos os comentários, opiniões e sugestões são bem vindos e ajudam-me a melhorar o que por aqui escrevo. Se forem novos seguidores do blogue, peço que me informem! Muito obrigada!