terça-feira, 18 de julho de 2017

«Sobreviver é uma vitória»: o básico sobre "Dunkirk"

A apenas dois dias da estreia do novo filme de Christopher Nolan, é importante ter uma pequena ideia do que estamos prestes a ver.


A Batalha de Dunkirk foi um momento durante a Segunda Guerra Mundial em que vários soldados Aliados - maioritariamente britânicos e franceses - ficaram encurralados pelos alemães nas praias junto à fronteira entre a França e a Bélgica. Para estes soldados, fugir foi a única maneira de sobreviver, o que levou a uma vitória alemã, visto que os Aliados saíram do território francês.
Vários barcos partiram de Inglaterra com o objetivo de ir buscar todos os homens que estavam nas praias. Foram necessários 933 barcos pequenos e navios de grande porte para socorrer cerca de 400 mil homens. A "Operação Dynamo", nome dado à evacuação, demorou vários dias e é agora conhecida como "o Milagre de Dunkirk".


Para Nolan, este não é um filme de Guerra, mas sim de sobrevivência. Mesmo sendo o seu filme mais curto até agora, as primeira críticas estão a ser bastante positivas. Será que este é o filme que todos precisamos de ver neste momento?

1 comentário:

  1. É um dos melhores do gênero. Christopher Nolan como sempre nos deixa um trabalho de excelente qualidade, sem dúvida é um dos melhores diretores que existem, a maneira em que consegue transmitir tantas emoções com um filme ao espectador é maravilhoso. Dunkirk é um filme com un roteiro maravilhoso. É um filme sobre esforços, sobre como a sobrevivência é uma guerra diária, inglória e sem nenhuma arma. Dunkirk elenco também foi maravilhoso. É uma produção que vale a pena do principio ao fim. É um exemplo de filme que serve bem para demonstrar o poder do cinema em contar uma história através de sons e imagens, que é, diga-se de passagem, a principal característica da sétima arte.

    ResponderEliminar

Todos os comentários, opiniões e sugestões são bem vindos e ajudam-me a melhorar o que por aqui escrevo. Se forem novos seguidores do blogue, peço que me informem! Muito obrigada!